13.10.14

Spoiler profissional: Edge of Tomorrow

Gostei e recomendo a todos os aficcionados da ficção científica, logo se ainda não viram, ganham mais, naturalmente, em não ler o que se segue, porque embora não vá fazer nenhuma revelações bombástica é meu hábito falar de mais ás vezes ;)

O filme explora de um ponto de vista prático e num contexto em que se lida com a destruição da humanidade por extra-terrestres, horrorosos diga-se de passagem, como seria o processo de alguém voltar a um dia específico, sempre o mesmo, de cada vez que morria, o que dado o enredo do filme era possível suceder a cada 5 minutos pelas mais diversas razões, principalmente quando se chega ao campo de batalha, dia imediatamente posterior aquele a que se regressa de cada vez que se morre.

Assim sendo o que acontece é que o protagonista, o malogrado Tom Cruise, que ao que parece já não está na sua época aurea, encontra-se preso num loop de tempo com hipóteses de saída bastante reduzidas, ou seja com ínfimas chances de não morrer sempre no dia a seguir ao que está sempre a regressar.

A personagem só mais para o final da película é trabalhada de forma a dar a entender a angústia de estar preso no tempo no fundo pela capacidade aparentemente infinita de ressuscitar. Durante todo o filme o que prevalece é o desejo de vencer o desafio, o de lidar com todas as variantes para fugir à morte e salvar o mundo por acréscimo, sendo que cada novo dia representa uma nova oportunidade e 1001 maneiras de morrer que à medida que vão sendo conhecidas sucessivamente , vão podendo ser paulatinamente evitadas.



Gostei da cadencia que foi dada ao filme, torna-se divertido por vezes, não é particulamente previsível, quer a caracterização dos militares que defrontas os extra-terrestres, quer os próprios são bastante imponentes e causam impacto. as cenas de acção para uma pessoa que não vai muito à bola com sucessões de cenas de porrada dos filmes da especialidade, não são nada maçadoras.

Gostaria eventualmente de um pouco mais de emoção e concordo com o que li numa outra critica sobre como teria sido interessante dar um pouco mais de profundidade ao protagonista, mais contexto sobre a sua vida, experiência, etc.

Enfim já foi para a lista dos favoritos, como quem diz, vale a pena voltar a ver quando já me tiver esquecido, quiçá para a semana


Edge of Tomorrow (2014)

  -  Action | Sci-Fi  -  6 June 2014 (USA)
8.0
Your rating:
  -/10 
Ratings: 8.0/10 from 174,327 users   Metascore: 71/100 
Reviews: 526 user | 482 critic | 43 from Metacritic.com
An officer finds himself caught in a time loop in a war with the alien race. His skills increase as he faces the same brutal combat scenarios, and his union with a Special Forces warrior gets him closer to defeating the enemy.

Director:

 

Writers:

  (screenplay),  (screenplay), 2 more credits »