21.9.15

Filminhos infantis à solta pelo país



Pois bem se há coisa que não faz mal a ninguém é que nos deixemos surpreender como se fossemos uma criança de 4,5 anos e preferencialmente com alguma regularidade. E isso implica escolher ir ao encontro de algumas coisas com a alma lavada, sem pensar, sem avaliar, simplesmente deixando que o que estiver perante nós nos possa espantar, emocionar, surpreender e e quiçá recordar-nos que existe muito mais para além daquilo que os nosso olhos alcançam e alcançarão, nomeadamente muito do que há de bom.

Ou seja existe muita coisa boa para além da que vemos, muita que não vemos, tal como existem coisas más...Enfim estou a ser um bocado naif ;) mas estou simplesmente a deitar cá para fora como quem quer interiorizar alguma coisa, e de facto quero e preciso.

É claro que não podemos levar connosco para todos os contextos a postura da criança de 4,5 anos, porque à medida que os anos passam e alguns anos em particular ainda na infância, vão trazer as primeiras constatações sobre a realidade de forma mais abrangente e vai ser essa aprendizagem que vai obrigar a que nos resguardemos e que não enfrentemos sempre o mundo de peito aberto sem medos, mas antes pé ante pé, à escuta e à espreita, porque o mal também anda e sempre andará à solta.

O que é certo é que fui ver uma sessão de filmes infantis, no fundo curtas metragens de animação, técnica e esteticamente bastante interessantes, tal como todas, feitas por adultos.

Adultos que não vão longe demais naquilo que estão a produzir para que sejam adequado para crianças. Adultos esses, designers, produtores, animadores, guionistas, que estão a falar antes demais para eles próprios e para os outros adultos.

Os filmes infantis que vi tinham ora o objectivo de passar mensagens profundas, ora a função de explicar coisas práticas, nomeadamente o que era a varicela :)

Fica abaixo o trailler de um dos filmes que esteve à solta pelo país em Setembro, ou seja que passou em várias salas de cinema pelo país fora :)


A entidade que desenvolve este projecto é a Zero em Comportamento.
Em Outubro mais filmes vão espantar adultos e crianças.

A sala mais perto de mim é a da Malaposta, mas podem ver no site da Zero em Comportamento a sala mais perto de vocês.

E não este posts não é patrocinado, só alguém que só tenha lido este post neste blog poderá pensar isso...afinal eu sou uma moça politicamente correta que escreve coisas politicamente incorrectas muitas vezes...as maioria das marcas marcas/maior parte das entidades não gramam gente assim...a marca prefere/entidades prefere gente docil, quer a que vende malas de crocodilos esfolados, quer a que vende o que quer que seja ;)

Ok, segue abaixo o link para o site da Malaposta onde podem ser comprados os bilhetes, recomendo que comprem, que vão e que depois vão lanchar qualquer coisa doce.

http://www.malaposta.pt/2015/10_outubro/cinema_filminhos_a_solta_pelo_pais.html

Sem comentários:

Enviar um comentário