e já nem me lembrava
Fiquei surpreendida quando li, e até me questionei se tinha sido mesmo eu, sabia que o tinha feito, mas não me lembrava do conteúdo. Foi no 3º ano de faculdade, é uma ode ao design que se deve materializar no futuro, mas também é sobre orientações responsáveis para se ir levando a vida.
É um pouco extenso, mas fica abaixo para quem tiver paciência:
MANIFESTO DO DESIGN
O designer do futuro_2010_Lúcia_Custódio
O que somos
So(u/omos) pessoas, com um briefing aberto
So(u/mos) aprendizes de feiticeiro, como quem diz, designers
em fase de projecto
So(u/mos) em potencial deuses criadores, mas que nem ao
sétimo dia descansam
So(u/mos) comunicadores silenciosos, damos vida aos objectos
e incutimo-los de falar por nós
So(u/mos) materializadores de ideias e de sonhos
O que defendemos
1__Nada do que se fizer de novo no design, fecundado e nascido no século XXI, filho do domínio ciência, do nanismo, da arte eloquente e da inteligência artificial, neto do homo habilis e irmão da internet e de um mundo pequenino, deve não ter na sua base a premissa da responsabilidade social.
2__O designer deve fazer mais, não com menos, mas com muito
menos. Quanto menor for o gasto em matéria-prima, melhor será o design do e no
futuro. Viva à quase desmaterialização do design! Viva á quase
desmaterialização do mundo! Que em matéria se tornem só as almas! Viva ao
design que é quase nada, sendo tudo.
3__Que se reduza então a utilização de matérias primas, assim
como é apodíctico acabar com o flagelo do pão sem sal no mundo, e o de um mundo
sem pão!
4__O design deve ser um amigo, deve ajudar-nos, deve
compreender-nos, deve respeitar-nos, deve estar ao nosso lado nos bons e nos
maus momentos, deve ajudar-nos quando precisamos dele. O bom design, o design
do futuro é alguém para quem sorrimos, é um ombro onde podemos chorar. Vamos
encher o mundo de amigos, mas que não sejam demais, para que não nos falte
tempo para eles.
5__O designer deve fazer do velho novo. Proclamamos que não mais
o velho se torne lixo, e que o novo que por obra nas novas tecnologias não
provenha do velho, nunca por nunca ser, em lixo se torne! Assim sendo a
remanufactura deve estar da base de concepção de todos os objectos criados no
fulgor febril e desenfreado do século em que achamos que todos os sonhos irão
ter lugar na realidade.
6__O design quer-se frio e quente, bonito e feio, requintado e
simples, modesto e extravagante, normal e anormal, verde, cor-de-rosa ou azul,
mas nunca vazio, oco, estúpido ou irresponsável! O design quer-se para se viver,
se tocar, se sentir e pensar, nunca para se ver apenas! Que a única peça de design que seja apenas para
ver, não seja se não os óculos.
7__O designer deve fazer tudo, tudo mesmo tudo, até bater-lhes se
for preciso, fazer-lhes uma moção de censura, declarar-lhes guerra para os
convencer, a eles, aos clientes de que um investimento hoje, em matérias e
processos sustentáveis, em matérias e processos que não sejam cicuta para o
planeta terra, é investir na possibilidade de haver um amanhã, bem e esperemos que ainda se vá a tempo de se
fazer com que esse amanha amanheça com flores…
8__Cantamos assim que todo o design deve ser ecológico, todo o
design deve ser sustentável a nível ambiental, todo o design deve ser pensado
em prol de causar o mínimo impacto não só na medida do possível como também do
impossível.
9__Porém a procura de sustentabilidade deve acontecer não só no
que ao ambiente diz respeito, mas também se deve procurar a sustentabilidade a
nível humano, cultural, ético e económico.
10__A tecnologia deve ser posta ao serviço do designer e
rentabilizada ao máximo por este, porém nunca o designer se deve deixar
escravizar pelas potencialidades desta. Deve ser o homem a dominar a matéria
com o espírito e não a matéria a dominar o homem, nomeadamente, o Homem
designer! Assim sendo, a tecnologia deve ser vista pelos designeres do futuro
como a fonte de muitas oportunidades, porém não deve ser sob valorizada.
11_Clamamos também que o designer do futuro irá fazer de todos
nós farinha do mesmo amparo, irá juntar todos no mesmo saco, irá fazer do mundo
uma maravilhosa sopa da pedra, em que todos os ingredientes convivem em igual
harmonia! O designer do futuro trabalhará em exclusivo em função de um design
inclusivo! Que ajude a todos, que melhore vidas, que diminua a fragmentação
social, que torne menores as desigualdades, que promova uma dignidade
globalizada! O designer do futuro tem nas mãos o poder de promover a qualidade
de vida, de promover a felicidade de todos! O designer tem a obrigação de amar
a todos, de querer a todos o melhor, de querer a todos o que quer a si.
12__Outra coisa, que não vem a propósito de momento, mas não
parece que cause mossa. O designer do futuro, esperemos que já amanhã, irá
acabar com as paragens de autocarro cheias de sol e cheias de chuva, porque o
sol está para a praia, como a chuva está para o inverno, mas nunca ambos se
querem nas paragens dos autocarros!
13__O designer do futuro vai exterminar as mesas que só dão para
um tabuleiro de fastfood e que tem cinco cadeiras presas ao chão à volta, irá
até inventar a cura para a sida! (se por ventura resolver também formar-se em
medicina!), e nunca nenhum designer do futuro deixará as pessoas na dúvida
sobre se vão entrar na casa de banho certa, tal é o carácter dúbio de alguns
pictogramas! E parece-me não existir à face deste planeta maldade mais vil do
que suscitar mal entendidos com coisas tão sérias como as necessidades
fisiológicas.
14__O designer do futuro deve apresentar soluções para resolver
questões colocadas em contextos concretos, sendo que deve procurar conhece-los
na sua essência. Experimentando-os e sentindo-os, em estreita proximidade com
as pessoas que de facto vivem neles. O designer do futuro deve ser cobaia de
experiências científicas em “habitats” que lhe sejam estranhos.
15__O designer do futuro não deve morrer sem visitar um país do
terceiro mundo, de preferência, vários. A viagem á lua deve ser trocada em
detrimento destas, e é de esperar que ainda tenha largos anos de vida após
visitar os reinos da injustiça social. O designer tem o dever de projectar
milagres, Deus criou as montanhas mais lindas e as planícies mais vastas mas
esqueceu-se de lhes colocar tecto.
16__O designer deve concentrar-se não da beleza das coisas, que é
passageira e cultural, logo subjectiva, mas sim na condição humana, e naquilo
de que o homem intemporal precisa. O design não deve inspirar ser belo, a
beleza deve vir por acréscimo em algo que se quer é efectivamente eficiente.
17__O designer do futuro deve ser um observador exímio.
18__O designer do futuro deve reflectir seriamente sobre aquilo
que pensa, sobre os princípios de que parte, sobre o que produz e a forma como
produz, assim como também deve ter consciência daqueles a quem influência.
19__O designer do futuro deve repudiar a demagogia desde o fundo
do seu âmago.
20__O designer do futuro deve reger-se por elevados princípios
éticos, colocando no topo das suas prioridades e interesses, o melhoramento da
condição humana em todos os lugares e em todas as dimensões que lhe dizem
respeito.
21__O designer deve fazer frente com todas as armas de que
disponha a um dos maiores desafios que se lhe colocam, o de remar contra o
efémero e o caótico que rege o mundo actual. O designer do futuro deve declarar
guerra ao descartável. Ou pelo menos arranjar forma de que todo o descartável
volte sempre a desempenhar funções.
22__O designer deve ser um homem de fé, principalmente em si
mesmo.
23__O designer do futuro deve ser um sonhador nato, sedento de um
mundo mais justo, sendo que o sonho traz-lhe visões e as visões podem
tornar-nos visionários.
24__Os designers devem responder a três tipos de necessidades, as
de ordem técnica, as de ordem funcional e as de ordem cultural e emocional,
sendo que nenhum ente físico criado deve estar destituído de alguma destas
preocupações.
25__O designer deve procurar conhecer bem os limites, que se lhe
colocam no exercício da sua profissão e daquilo que produz, principalmente os
de carácter ético.
26__O design dos designers do futuro deve transcender a sua
materialização física e transbordar significações, procurando provocar emoções.
27__O designer deve certificar-se de que o que se propõe realizar
num dado projecto corresponde realmente a uma necessidade efectiva e não a um
desejo seu.
28__O designer do futuro deve construir um pensamento criativo baseado em alicerces fortes, não com base em modas e fascínios pelo supérfluo.
29__O designer do futuro deve estar plenamente consciente de que
é um dos grandes responsáveis por influenciar as experiências do quotidiano
tidas por todos nós.
30__O designer do futuro tem a obrigação de ser um homem que
procura ser culto.
31__O designer do futuro deve explicar-se de forma simples, de
forma acessível, todos o devem conseguir compreender, isto para que o design e a
sua especificidade chegue aos compêndios da cultura popular.
32__O designer deve trabalhar sempre que possível em equipas
multidisciplinares. Deve sorver informações de várias áreas de conhecimento,
pensando assim a sua intervenção com base numa visão mais ampla.
33__O designer deve ser um mediador da relação entre os bens
materiais e os utilizadores.
34__Os utilizadores são os donos dos objectos que o
designer cria.
35__O designer do futuro deve proporcionar aos utilizadores a
possibilidade de participarem o mais possível no processo que corresponde ao
acto de criação de design.
36__O designer deve também ter uma atitude pedagógica face aos
utilizadores dos produtos, nomeadamente instigando-os a respeitarem-nos,
através de lhes ser transmitida a sua importância.
37__O designer antes de ser designer deve ser um habitante da
terra digno de ser designado por Homem. O designer deve ser humano, honesto,
modesto e tolerante.
Todo o designer deve intuir que da qualidade do seu
desempenho provém grande parcela da qualidade de um ambiente. Pelo que deve
procurar que o seu desempenho como profissional seja de excelência sempre.
38__O designer do futuro deve estar muito atento à sua realidade
e a outras, sendo nelas proactivo, tendo visão estratégica, espírito de
iniciativa, uma ambição controlada no sentido de ter sempre um desempenho
melhor, na medida em que isso é positivo quer para eles, quer para os que irão
usufruir do que ele criou.
39__O designer do futuro deve respeitar os seus colegas, assim
como a si próprio.
Sem comentários:
Enviar um comentário